Amados gatos - todo o mundo os ama - excepto quem tiver um coração insensível ou não os entenda. Eis a minha contribuição e apreço para essas maravilhosas criaturas de Deus. Bem hajam, queridos bichanos!

10
Jun 07

Meu nome é Giana, tenho um filho de 5 anos e crianças que frequentam a minha casa!!!

A nossa gatinha Yoli, de 11 meses,  um bichinho muito querido por nós apareceu morta misteriosamente, sem nenhuma doença aparente no domingo dia 27/11/2005.
Não conformados, levamo-la para realizar uma autópsia numa clínica de patologia especializada. Para nossa surpresa, a patologista nos informou que a hipótese de doença estava totalmente descartada, inclusive as doenças microscópicas, e confirmou que ela havia sido intoxicada por alguma substância letal. Perguntei à ela, se poderia ter sido alguma planta que ela poderia ter ingerido.
A Dra. me informou que existe uma planta ornamental que causa intoxicação em seres vivos, chamasse Oleandro, e possui uma flor, normalmente rosa (pode ser outras cores).
Para minha surpresa, na quinta-feira, dia 24/11/2005, 4 dias antes da morte de nosso bichinho, eu havia comprado na Feira Modelo de minha rua, uma flor com essas características, por R$ 0,60 centavos. Feira essa, fiscalizada e autorizada pela SMIC, Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Sentei no computador e comecei minha pesquisa pelo nome da planta (que realmente era a mesma que eu havia comprado!), e veja o que descobri:

Esta é a foto da aparente florzinha inofensiva:
oleandro-NeriumOleander.jpg*Outros nomes populares : espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé , loureiro-rosa e loandro-da-índia, loendro, nério...
*Constituintes Químicos : oleandrina, neriantina
*Contra Indicações : tóxica, uma única folha pode causar envenamento .
*Parte Tóxica: Toda planta, mesmo depois de morta.
*Dose Letal : 0,18 g da planta pode causar a morte de um homem de 80 Kg.
*Sintomas da Intoxicação : dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, náusea, vómitos, coma e morte. Os sintomas podem ocorrer várias horas após a ingestão

Obs: Cerca de 15-20 g , pode matar um bovino ou um equino. Existem casos registrados de morte de humanos em decorrência de intoxicação.

Por favor, divulguem para o máximo de pessoas possíveis, porque hoje foi nosso bichinho de estimação, amanhã não sabemos quem poderá ser vítima da inofensiva florzinha de R$ 0,60 centavos... E cuidem o que levam para suas casas, as crianças e animais são os principais alvos de acidentes.
-----------------------

Giana Guimarães
21/12/2005
artigo recebido directamente de
Martha Maganha
http://fotolog.terra.com.br/martha_maganha

NOTA:
Não é só esta planta que mata os n/animais ou crianças. A lista ainda é grande.
Vou tentar encontrar os seus nomes e deixá-los aqui no Blog.
Entretanto, lembrem-se de comprar para os gatos de apartamento, que não saem e não têm acesso a plantas que lhes são necessárias na alimentação, uma embalagem de plantas próprias para eles que se encontram à venda nas casas de rações ou nas de venda de animais. Vá substituindo à medida que sequem ou terminem. Eles agradecem e, pelo menos, poderemos evitar que comam ou destruam plantas caseiras.
Os cães, como são trazidos à rua, descobrem-nas por si mesmos.
---------------------
Laura B. Martins

LauraBM às 19:24
TAGS - TEMAS DO BLOG «clique em cima»:

Conforme acrescenta um amigo no comentário anterior: loendro ou nério.
Já introduzi mais estes dois nomes da malvada planta.
Obrigada, Nuno - http://blogduestudante.blogspot.com
Laura B. Martins a 27 de Novembro de 2008 às 00:51

HOMENAGEM AO GATO

Homenagem ao mais belo e versátil animal doméstico

que JAMAIS será domesticado.

O paraíso JAMAIS será paraíso

a não ser que os meus gatos estejam lá, esperando-me.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog